quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1ª de dezembro: Dia mundial da luta contra a AIDS


Uma doença até bem conhecida, mas tão envolta de preconceito que fica um pouco complicado tocar no assunto. A situação parece-me a seguinte: todo mundo sabe o que é AIDS, mas nunca pensa que pode acontecer consigo. Mas o fato é que o ultimo boletim epidemiológico registra que o Brasil tem mais de 608.000 casos registrados de AIDS.
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo vírus HIV. E não há uma cura até então, apenas tratamentos com antirretrovirais, entre eles o mais conhecido é o AZT (zidovudina). A dificuldade em se achar uma vacina contra o vírus é que o mesmo possui uma grande capacidade de mutação.
As formas de contágio são transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A AIDS também pode ser transmitida da mão para o filho durante a gestação ou amamentação. Mas a forma mais freqüente de contágio ainda é através do ato sexual. Por isso hoje há tanta divulgação quanto ao uso de preservativos.
E vamos acabar com esse preconceito bobo contra quem é soro-positivo. AIDS não se adquire através de um aperto de mão, um beijo ou um toque. Não é porque compartilhou um copo ou talher que você vai adquirir. Todos esses mitos são criados por falta de informação e muito preconceito.
No fim, pra vencer essa luta, são necessárias armas bem simples: Informação, limpar a mente do preconceito e só fazer sexo com camisinha. Nada muito complicado. Então pergunto, por que não seguir tão simples orientações?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...